Franquias ainda são uma excelente opção
- Francisco Nakahara
- 5 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Tenho sido questionado por empreendedores sobre investir em franquias ou em um projeto pessoal próprio. Minha resposta não pode ser diferente dessa:
01. Invista em seu projeto próprio se tiver certeza que pode gerir pessoas, consegue escolher o ponto, tem um plano de negócios e um projeto bem definido, possui capacidade financeira (capital de giro) para se manter por pelo menos 6 a 12 meses sem retorno e de forma muito importante, se tem apoio familiar.
Prepare-se para definir e implantar ações de marketing (físico ou digital), ações promocionais e fortalecimento de branding de seu negócio.
Por fim um forte controle financeiro é importantíssimo, sabendo que deve se manter sem expectativa de retirada do negócio por algum tempo.
“Cuidado ao empreender sem o capital necessário para montar o negócio e giro por pelo menos 6 a 12 meses, evite a máximo começar se endividando, isso pode ser determinante para seu sucesso”
02. Invista em uma franquia se tiver dificuldade em algum dos pontos acima e principalmente se não tiver um projeto/produto definido mas quiser empreender nesse formato, atente para:
a. Modelos de negócio fantásticos, com retorno garantido ou de prazo muito curto, isso não existe, todo negócio tem sua maturidade e risco, além disso variáveis como ponto, preço, mercado, etc. influenciam em muito nessas questões;
b. Atente para as exigências de padronização e localização de lojas, o que pode lhe causar altos investimentos iniciais e até mesmo extrema dificuldade em equilibrar financeiramente a operação;
c. Definições pouco detalhadas ou não formalizadas das funções e suporte por parte da marca;
d. Planos de negócio muito otimistas sem análises de cenários mais difíceis;
e. Atente para a situação financeira da franqueadora e compreenda o momento atual de forma que consiga avaliar corretamente suas expectativas e o que pode ser entregue;
f. Verifique se o modelo de negócio é aplicável em sua região não só por questões de oferta e demanda, mas também questões legais locais (necessidade de carro de som, letreiros, forma de atendimento, etc.);
g. Compreenda se o modelo faz sentido, hoje há Franqueamento de quase absolutamente todas as atividades, porém, nem todas são efetivas;
h. Compreenda os motivos de repasse e fechamento de unidades consultando ex-franqueados;
i. Compreenda se os objetivos da franqueadora estão alinhados com os seus, período de existência, crescimento, etc.
“Ler atentamente a Carta Oferta de Franquia e buscar informações em pesquisas e entrevistas pode lhe evitar anos de dissabor e prejuízos”
j. Vá com calma, invista, atue, sinta e aprenda, quando tiver retorno avance para segunda, terceira ou mais unidades, não tenha pressa, o resultado será proporcional ao seu aprendizado.
Enfim, enfatizo que investir no modelo de franquia é a melhor forma de reduzir tempo de retorno e reduzir riscos, principalmente se você não tem um modelo de negócio pronto ou capital com sobra para investir no desenvolvimento e no branding.
“Busque ajuda de profissional sério antes de decidir investir, um pouco de gastos no início pode evitar perda total do projeto”
Com o a evolução da crise, houve um aumento incrível da busca por Franqueamento e como consequência aumento da oferta de franquias por isso é importante escolher seu parceiro cuidadosamente para evitar o risco de ficar preso a uma situação indigesta pelos próximos 5 anos.



Comentários