3 dicas para investir em franquias sem medos
- Francisco Nakahara
- 8 de set. de 2018
- 4 min de leitura

Continuando a série de artigos sobre análise e escolha de sua franquia, hoje vou falar sobre expectativas e entrega. Como vimos anteriormente, a Carta Oferta de Franquia (COF) determina todas as regras de como a marca conduzirá a franquia, isso vale desde regras fundamentais como objeto social, informações financeiras e gerais da franquia, contratos formais e regras de conduta.
No mercado há uma padronização das ofertas realizadas pelas franquias, assim, quase todas oferecem know-how, treinamento dos franqueado e seus funcionários, suporte de marketing, suporte operacional, acompanhamento na fase de escolha de ponto, implantação e operacional.
É preciso colocar as expectativas em seu devido lugar, como exemplo vamos comparar a compra de um carro, todos possuem motor, bancos, volantes, etc. Em um carro popular a qualidade desses itens é bem diferente dos ofertados em uma SUV Luxo, da mesma forma, franquias menores (não ligadas a grupos maiores ou grupo investidores) ou iniciantes ofertam as mesmas coisas que as maiores, porém, com diferenças quando comparadas ao que é ofertado pelas franquias maiores, reflexo direto do faturamento e capacidade de retorno.Significa apenas que ainda não podem fazer os mesmo investimentos, mas ao mesmo tempo ofertam potencial a um custos menores. Vamos a alguns exemplos dessas diferenças:
1. Publicidade
A grande maioria das franquias constituem fundo de publicidade através de suas unidades, o percentual médio cobrado é de 2%, então vamos a uma conta de avaliação usando como exemplo o faturamento médio que várias franqueadoras médias apresentaram na Expo de 2017.
No exemplo acima podemos ver que duas marcas, uma com 90 unidades e outra com 175 unidades, geram recursos para investir em propaganda bem diferentes, o que permite à segunda, uso de canais de maior visibilidade.
Para termos uma noção da possibilidade gerada a partir do fundo gerado, um anúncio em jornal popular hoje custa cerca de R$ 120.000,00/dia. Um spot de rádio de 15 segundos por 30 dias custa em média R$ 30.000,00.
Dica: questione seu potencial franqueador sobre canais de investimento em publicidade utilizados no último ano, projetos para o período atual e
“Maior cuidado na escolha de sua franquia, reduz dissabores no futuro. Pergunte, pesquise, compare e analise, tome a decisão quando tiver certeza, tome seu tempo, evite impulso”
2. Margem e retorno
Aqui vem outro ponto de importância na decisão, na última Expo ABF, a maioria das franquias de serviço ofertaram faturamento médio de R$ 35.000,00, retorno entre 6 a 18 meses e margens médias de 15 a 20%. Vejamos o que significa em números:
Em outras palavras, cada unidade de negócio pode gerar até R$ 7.000,00 de margem, para que isso seja realidade, essa margem deve incluir a remuneração dos sócios (pró-labore) e o investimento na abertura (CDU, imobiliário, obras civis, instalações e maquinário) ficar entre R$ 42.000,00 e R$ 126.000,00.
Dica: questione sobre o lucro ao invés de pesar apenas a margem, com isso você estará compreendendo todos os gastos que afetam o resultado incluindo pró-labore que será sua remuneração como proprietário. Ainda, em relação aos investimentos, atente para a inclusão de CDU e valor de obras civis, o franqueador deve ter uma noção do custo por metro quadrado, assim basta multiplicar pela área que você intenciona ter.
3. ABF
Comentei em outro artigo que a ABF não é um órgão regulamentador nem fiscalizador, apenas uma associação que tem como objetivo melhorar e desenvolver o mercado de franquias no Brasil tornando-o forte e atrativo.Dito isso, adiciono a informação que a ABF criou uma forma de indicar quais associados possuem maior ou menor qualidade, por isso merecem mais ou menos confiança, que é o Selo de Excelência, um prêmio anual, auditado por empresa independente que, através de contato direto com franqueados (entrevistas) indica se estes aprovam ou não o sistema ao qual aderiram.
Vale frisar que nem todas as Franquias que se inscrevem no prêmio recebem após a avaliação.
Dica: se a marca pré-escolhida não tiver um selo atualizado, indague a participação, motivos por não obtenção do selo e planos para obtê-lo (prazos e ações para tal).
“Grande parte dos conflitos entre franqueadores e franqueados ocorre por conta de diferenças entre as expectativas criadas pelos candidatos e a entrega efetiva feita pela marca”
Diferente da compra de um carro, que mesmo causando perda financeira pode ser vendido facilmente se não estiver no seu gosto, a adesão a uma franquia é um projeto de longo prazo, um projeto de vida que afeta toda sua família e com prazo mínimo de 5 anos. Além disso os custos de rescisão, tornam quase proibitiva qualquer decisão de desistência.Pesquise com muita calma, fale com franqueados e ex-franqueados, peça auxilio a profissionais com experiência.
Pontos de extrema atenção são como o franqueador encara e planeja a perenidade da rede, qual a percepção dos franqueados em relação a entrega das promessas feitas na oferta, detalhes de uso de centros de formação (cursos, calendários, palestrantes, etc.).
Faça sua escolha de forma consciente, com informações consistentes, documentadas, compreendendo de forma clara o que a marca oferece e pode fazer para lhe atender e estabelecendo suas expectativas dentro dessas possibilidades. Isso feito, hora de mãos-a-obra, o sucesso te espera.



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