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Liderar

  • Foto do escritor: Francisco Nakahara
    Francisco Nakahara
  • 8 de set. de 2018
  • 5 min de leitura

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Nunca o executivo brasileiro necessitou tanto compreender a complexidade que envolve o ambiente ao seu redor. Nos últimos 12 anos tivemos um período de trégua e crescimento no qual pessoas e empresas quase não tiveram preocupações com o futuro, tudo visto como crescente, inesgotável e próspero, nem mesmo o estouro da bolha imobiliária, que afetou Estados Unidos e Europa, parecia poder afetar o futuro, nesse mar de tranquilidade e otimismo, esqueceram-se que tudo é cíclico, como as ondas que se expandem, quando jogamos uma pedra no lago, e uma hora retraem e voltam.


Liderar tornou-se fácil, o principal desafio foi motivar para manter constante o crescimento ou absorver cargas de trabalho crescentes até o limite, premiações, presentes, benefícios e outros mimos foram utilizados indiscriminadamente. Porém, em meio a escândalos políticos e delações premiadas, o cenário econômico mudou completamente e para quem não acompanhou com cuidado, de uma hora para a outra, liderar passou a exigir motivar em meio a um momento de estagnação ou, na maioria dos casos, retração.


Ao mesmo tempo o crescente mundo online criou necessidade de líderes com novas mentalidades, que pudessem entender a visão integrada, eletrônica e virtual. Que tivessem o entender do desejo de ter tudo agora e pronto. Isso influenciou não só a forma de operar, as empresas com gestões cada vez mais jovens começaram a ter visão cada vez mais imediatista, valorizando o resultado hoje, agora, sem a preocupação dos efeitos devastadores de muitas decisões no médio e longo prazo. Questão simples de perfil, não de falhas ou incapacidades.


Se você é um líder nesse ambiente, vão aqui algumas dicas rápidas, como tudo na vida, devem ser lidas, entendidas e adaptadas a sua situação específica. Sendo cada empresa um organismo vivo, nem todas são aplicáveis e na grande maioria das vezes cada uma deve ser dosada na medida de cada situação.


01. Mantenha sua equipe unida - isso vai permitir que qualquer desafio poderá ser superado, seja ele maior ou menor, exigindo mais ou menos esforço. Mas sempre, todos devem estar juntos e fazendo todo possível e necessário para que isso ocorra, focados em torno do mesmo objetivo. Regularmente procure relembrar a cada um de sua importância e o resultado de seu empenho. Você consegue imaginar uma orquestra sem vários instrumentos e sem que cada um soubesse seu momento e papel?.


02. Faça parte da sua equipe - um técnico não entra na quadra, no campo ou na pista para fazer o papel do atleta, porém, mesmo de fora ele participa e atua junto, sofre junto, luta junto e celebra junto, não existe ele e eu, existe somente nós. Quando o técnico passa a sensação de estar ausente ou mesmo não agregar valor, a unidade perde o sentido.


03. Confie e seja confiável - vou usar o exemplo de uma equipe de voleibol, onde cada um sabe seu papel, seu limite e sabe que pode contar com o companheiro pensando da mesma forma. É por isso que avisa quando irá invadir o pedaço alheio e ao mesmo tempo faz o possível para que todo restante da equipe saiba que dará seu melhor para que a bola não vá ao chão. Delegue, faça seu papel e deixe que cada um faça o seu.


04. Premie o acerto, atue sobre o erro - nunca o contrário, certa vez vi um líder agradecer publicamente um gestor que não atingiu metade da meta alegando que sabia ter sido feito o melhor esforço ao tempo que puniu outro que com mesma equipe e circunstância obteve êxito maior, toda vez que você der a impressão de pessoalizar e personalizar suas atitudes, tira o sentido da palavra justiça. Ao mesmo tempo, como pode uma equipe entender o que é meta se não há o objetivo claro de ser atingida ?.


05. Assuma a responsabilidade – Responsabilidade e culpa são coisas distintas, como no futebol o responsável pega a bola dentro do gol e lidera a equipe para a virada, o atleta de voleibol grita “minha” e segue para a bola, perceba o grito nunca é “sua”. O culpado, bem esse segue a sina daqueles que explicam ou justificam porque não atingiram suas metas. Perceba como o responsável sempre analisa o erro e parte para uma nova fase enquanto o culpado se mantem na expectativa de explicar quem ou o que provocou a falha.


06. Faça o que é certo, não o que quer - ser líder é saber que decisões afetam não só sua vida mas, também, de todos aqueles que estão sob sua gestão (direta ou indiretamente), assim:


a. Decisões são, às vezes, difíceis, mas ainda assim precisam ser tomadas;

b. Mesmo que exista um conflito entre o que se quer e o que é preciso fazer, primeiro faça o que é preciso, depois, se houver espaço, faça o que se quer;

c. Nem todos os comunicados são fáceis, nunca deixe para última hora os mais difíceis;

d. Pense no coletivo, sua equipe precisa saber que conta com você principalmente nos momentos mais duros.


7. Prometa o que pode cumprir, cumpra o que promete - prometer prazos, valores, atitudes, prêmios que não pode ou não intenta cumprir pode trazer algum resultado até o momento que as pessoas perceberem o que não vai acontecer. Desse dia em diante e a cada novo descumprimento sua reputação estará marcada negativamente para sempre e as pessoas sempre irão esperar novas oportunidades para confirmar isso.


8. Tenha sempre Plano A, B e C - um líder sem respostas, traz desconfiança. Quando um desafio se mostrar mais forte que seu plano principal, tenha alternativas pensadas e prontas, mostre porque está na posição e porque merece o respeito do grupo. Planos devem trazer otimismo, direção, objetivos, foco e solidez. Não confunda planos com devaneios, sonhos não tem limites, metas devem ser factíveis.


9. Respeite o tempo do outro, há pessoas que realizam a mesma tarefa em um dia, outras que o fazem em duas horas, analise seus objetivos e monte seu grupo baseado em suas necessidades, priorize o resultado ao invés de exigir estress em tempo integral, lembre-se, ninguém é uma máquina.


10. Humanize ao invés de mimar, humanizar é entender os limites e capacidades de cada membro de sua equipe, ser paternal é não agir ou atuar de forma condescendente quando as atitudes não correspondem a expectativa. Sendo humano você dá a meta de acordo com a capacidade e gera as condições para evolução progressiva, no segundo você dá metas irreais e depois assume “mea-culpa” não corrige e cria um ambiente no qual as pessoas nunca saberão qual a atitude correta.


Liderar é uma arte que pode ser aprendida, todos temos a capacidade de aprender a ser líder, basta entender o que nos motiva para tal. Leia, pesquise, teste, aprenda a lidar com seus anseios e vontades. Deseje com vontade, ouse, busque e principalmente inspire. Os grandes líderes da história, acima de tudo, sempre foram grandes inspiradores.


Sinceros votos de Sucesso!

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