O delicioso ato de procrastinar
- Francisco Nakahara
- 8 de set. de 2018
- 3 min de leitura

Foi quando me abaixei para amarrar os sapatos que percebi que os pneuzinhos atrapalharam, pensei rapidamente: caramba! Preciso mesmo tomar jeito, vou começar academia na segunda feira.Era uma quarta, poderia dar início naquela noite, inconscientemente pensei em todos os minutos adicionais de sono que ganharia se levantasse mais tarde e nos filmes que teria prazer em ver nas noites que me restavam.Passei o restante dos dias com a mente sempre no paradoxo entre a dor de saber que havia simplesmente adiado a iniciativa que não me permitiu ter prazer em ver filmes ou mesmo no acordar mais tarde.O ato de procrastinar é fundamentalmente a troca do prazer de longo prazo pelo prazer imediato, porém, inconscientemente sabemos que a consequência disso é na maioria das vezes uma perda a médio/logo prazo e o prazer momentâneo não é completo.Isso nunca vai significar que nunca podemos adiar alguma coisa e sim que temos que avaliar se a procrastinação, em cada caso individual, é um ato compulsivo e recorrente ou apenas decisões isoladas.Como saber se é um procrastinador compulsivoSe você sabe quais são as ações que precisa para melhorar sua vida e, também, sabe que tem dificuldades em começa-las, a grande maioria tem, então você é potencialmente um procrastinador PRO.
“procrastinar é fundamentalmente a troca do prazer de longo prazo pelo prazer imediato”
Eu sei, falta de tempo, excesso de tarefas, tudo confabula para que o primeiro passo não seja dado, ou até seja, porém, os demais (essenciais para que se crie um novo hábito) não acontecem, até que um dia algo indesejável lhe acontece ou aquele prazo chega e sem saída você faz o tempo milagrosamente aparecer. Parece familiar?Calma, saber que é um procrastinador não lhe joga em uma cela no alto de um calabouço de um castelo frio e sombrio, apenas lhe dá uma luz clara das armadilhas que estão sendo criadas por você mesmo.
“Só existe uma pessoa que pode mudar sua vida, VOCÊ”
Agora que você assumiu, vamos mudarVocê pode mudar essa situação com alguns pequenos passos:
01. A mudança de um hábito, sempre é mais fácil pela substituição por outro. Outra ação importante é perceber quais são os gatilhos para a manutenção daquele vicio, por exemplo há fumantes que dizem que um cafezinho sempre remete ao cigarro, quais os gatilhos para seu caso?
- Se levantar é a função “soneca” do celular, levante no primeiro toque;
- Se o inicio das tarefas da manhã é o filme na televisão, evite ligar;
- Se sair para o supermercado é a verificação de status no facebook, determine horário especifico do dia para isso;
02. Procure tomar decisões resolutas
Vou iniciar exercícios hoje, no dia seguinte decida continuar esses exercícios e assim por diante, cada dia que você executa de forma diferente é uma vitória.Acredite a grande maioria de procrastinadores PRO são extremamente organizados, precisam (internamente) sustentar que são motivos alheios a sua vontade que minam sua capacidade em fazer as coisas em tempo. Assim, fazer listas, agendas, etc. são uma parte do processo, mas significam apenas isso, parte do processo e não solução efetiva.Lembre-se sempre agora você pode fazer algo que pode mudar o hoje e o amanhã, o que aconteceu ontem aconteceu e é imutável. Não existe prazer duradouro e consistente no imediato, tome-o como um prêmio apenas e nunca como um modo de vida.
03. Entenda sua escala de valores.
Para isso você pode fazer uso de um quadro comparativo da seguinte forma:O que ganha se adiar essa ação | O que perde se adiar essa açãoO que ganha se iniciar imediatamente | O que perde se iniciar imediatamente Importante que você seja o mais sincero possível em suas respostas.Vamos a um exemplo?Iniciar exercícios diários
1. O que ganha se iniciar imediatamente| 2. O que perde se iniciar imediatamente - Saúde - Deixa de sair com amigos
- Autoestima - Deixa de fazer preguiça no sofá
- Raciocínio - Perde o filme/novela
- Prazer em usar roupas que não usa mais - Perde 30 minutos de cochilo a +
3. O que ganha se adiar essa ação | 4. O que perde se adiar essa ação- Prazer da cerveja com amigos - Saúde
- Mantem zona de conforto - Qualidade de vida
- Prazer em comer junk food - Autoconfiança
- Atenção de amigos pelo seu peso - Agilidade
Olhando os quadros acima, qual são os mais importantes para você?
Por fim:
- Nada muda com as mesmas ações, ações iguais = resultados iguais- Só existe uma pessoa que pode mudar sua vida, VOCÊ.
Pense em quantas oportunidade você perdeu por adiar uma decisão, ação ou tarefa?
Se precisar de ajuda, estou por aqui.
Abraços e boa sorte!



Comentários